análise
Universidade Vale do Acaraú – UVA / AP
Orientação: Eusébia de Fátima Santa Rosa
Disciplina: Tópico de Literatura Amapaense – Literatura da Amazônia
Curso: Licenciatura Plena em Letras
Acadêmicos:
Andeza Furtado Rodrigues
Dério Oliveira Maciel
Joana da Paz Silva
Luanne Karine Conceição de Oliveira
Márcia Gomes de Oliveira
Reinaldo Santos da Silva
Waldery Pantoja da Silva Chagas
“Ele possuía, para ser escritor, as qualidades essenciais. Os assuntos que fixou no romance ou no conto eram dignos do conto ou do romance e documentaram, de modo inequívoco, a sua capacidade na escolha dos motivos. Usava uma boa língua e era sóbrio, sem sacrifício da verdade, na descrição dos cenários e das figuras. Era, em suma, um talento que esperava, apenas, a colaboração do tempo e a continuidade do trabalho.”
De Humberto de Campos
(Carvalhos e Roseiras, José Olímpio Edit., 1935.)
ANÁLISE DESCRITIVA DO CONTO ACAUÃ DE INGLÊS DE SOUSA
APRESENTAÇÃO
Tem-se por objetivo trabalhar o conto Acauã do autor Inglês de Souza. Em razão disso, apresentar uma sucinta biografia, obras, características do estilo literário e regionalista, resumo do conto, fazer uma análise descritiva do texto e abordar a temática dentro do contexto, e assim demonstrar como o texto foi construído.
1. BIOGRAFIA DE INGLÊS DE SOUSA
Escritor Inglês de Sousa
O escritor, jurista e político Inglês de Sousa introduziu a escola literária naturalista no Brasil mediante uma obra voltada para a natureza e a vida amazônicas.
Herculano Marcos Inglês de Sousa nasceu na cidade de Óbidos, no Estado do Pará, em 28 de dezembro de 1853. Oriundo de família tradicional do Pará foi enviado para o Maranhão aos 11 anos, como aluno interno, e concluiu seus estudos na cidade do Rio de Janeiro. Em 1872 ingressou na faculdade de Direito de Recife e graduou-se em 1876, em São Paulo, SP, onde passou a residir. Ainda estudante, revelou vocação literária e se