Operações Unitárias
PRINCÍPIOS DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS - UFSCar
Período: 1º Sem. 2008. Alunos: 6. Turma: 103063A. Sala: 139/112. Quarta (10h – 12h)/Quinta (8 – 12h).
AULA II
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
O estudo de fenômenos de transporte tem aplicações muito importantes no campo da engenharia, pois permite “conhecer” assuntos diversos, como o transporte de fluidos através de tubulações ou a quantificação da dissipação de calor em motores. O estudo dos fenômenos de transporte é indispensável para projeto, operação e otimização de processos e equipamentos, em todos os campos da engenharia.
Os fenômenos de transferência tratam basicamente da movimentação de uma grandeza física de um ponto a outro do espaço, e são eles: transporte de quantidade de movimento, transporte de energia térmica e transporte de massa. A seguir são apresentados alguns exemplos das aplicações de fenômenos de transporte.
Engenharia Civil e Arquitetura: hidráulica, hidrologia e conforto térmico de edificações;
Engenharia Sanitária e Ambiental: estudo da difusão de poluentes e tratamento de resíduos;
Engenharia Elétrica e Eletrônica: cálculos da dissipação térmica e de potência;
Engenharia Química: todas as Operações Unitárias;
Engenharia Mecânica: usinagem, tratamentos térmicos, máquinas hidráulicas, máquinas térmicas (motores e refrigeração) e aeronáutica (aerodinâmica);
Engenharia de Produção: otimização de processos, transporte de fluidos e de material, troca de calor e estudos de ciclo de vida.
INTRODUÇÃO AS OPERAÇÕES UNITÁRIAS
Processos Químicos:
Toda indústria química envolve um conjunto de processos: Processo químico, Processo de estocagem de materiais, processo de compras, processo de pagamentos, etc. As operações unitárias serão importantes para execução dos processos químicos, físico-químicos, petroquímicos, etc.
Um processo químico é um conjunto de ações executadas em etapas, que envolvem modificações da composição química, que geralmente são acompanhadas de certas