PAÍSES DESENVOLVIDOS DA ÁSIA
A moeda da Tailândia é o baht, e esse país apresentou crescimento anual notável de 1999 até 2005. Na atualidade, é considerado um dos maiores exportadores do arroz pelo mundo, com produção importante de açúcar e tapioca também.
A agricultura é fundamental para a economia, com mais da metade da mão de obra. E o turismo também é setor destacado para o PIB. Bangkok chama atenção pela industrialização na Tailândia. E os EUA são o principal parceiro econômico, depois o Japão e países da Europa.
Arábia Saudita – PIB 307,770 bilhões
A base da economia da Arábia Saudita é extração do petróleo, e as atividades econômicas em destaque apresentam forte controle do governo. Trata-se do segundo país com maiores reservas de petróleo descobertas.
É o líder exportador de petróleo pelo mundo, com papel de liderança na OPEP. E este setor gera em torno de 75% das receitas orçamentais e 40% do PIB; o setor privado é responsável por cerca dos 35% do PIB.
Irã – PIB 830,7 bilhões
A economia é resumida em produção agrícola com beterraba, nozes, tâmara, cevada, trigo, cana-de-açúcar e frutas. E na pecuária se destacam ovinos, aves e caprinos. Para mineração há minério de cobre, petróleo, zinco, minério de ferro e gás natural. Na indústria o destaque é para extração e refino do petróleo, alimentos e equipamentos de transporte e tecidos.
Indonésia – PIB 1 trilhão
O motor principal do crescimento econômico da Indonésia é o próprio consumo interno. E um fator positivo é o investimento crescente feito por investidores locais e estrangeiros para desenvolvimento sólido.
A Indonésia é um dos primeiros a exportar petróleo, borracha e estanho. Mas a maioria da população tem relação com agricultura de subsistência, pesca e exploração florestal.
Turquia – PIB 1,116 trilhões
Em sexta posição entre os 10 países mais ricos da Ásia está a Turquia com economia em mistura de complexo da indústria e comércio modernos, com setor