Danieel
A partir deste século XIX, o desemprego, a fome, guerras e crises políticas fizeram com que milhões de europeus deixassem sua terra natal rumo à América, África, Austrália e NovaZelândia, em busca de melhores condições de vida. Calcula-se que, entre 1500 e 1950, mais de 40 milhões de europeus tenham migrado. Nesse mesmo período, milhões de asiáticos, principalmente chineses, tambémse deslocaram para a América. Enfim houve uma convergência populacional para a América, na maioria dos casos.
Questão 2
A partir da segunda metade do século XX, os fluxos migratórios setornaram cada vez mais complexos, não se restringindo exclusivamente à direção Sul-Norte. Embora os dois principais fluxos de imigrantes sigam para os Estados Unidos e para a União Europeia, há um terceiropolo que se destaca: os países petrolíferos do Golfo Pérsico. Esses países atraem migrantes de outras regiões do Oriente Médio, de países do leste da África e do sul e sudeste da Ásia, revelando umfluxo migratório Sul-Sul.
Questão 3
Os avanços do processo de globalização permitem explicar as migrações atuais. A globalização acentuou as diferenças socioeconômicas entre as diversas regiões doglobo, o que leva grandes contingentes a buscar melhores condições de vida em outros países. A globalização também expandiu os sistemas de transporte e ampliou os meios de comunicação, facilitando acirculação de pessoas e tornando acessíveis informações sobre diferentes modos de vida.
Questão 4
Podemos citar como principais fatores a queda do muro de Berlim, a desagregação da UniãoSoviética e as transformações políticas na Europa Oriental que promoveram intensa movimentação de europeus do leste em direção aos países ocidentais, mais desenvolvidos e com maior mercado de trabalho. Essedeslocamento, associado às migrações de magrebinos e de habitantes das antigas colônias da África Subsaariana, tem desagradado a parcelas consideráveis das populações locais. Alguns países...