Analise critica: Pesquisa e Construção do conhecimento. A Universidade que não queremos e a Universidade que queremos.
Os textos têm como temática central os modelos educativos existentes na escola e, principalmente, universidade. Tanto o texto de Demo (1994) quanto o de Luckesi (1991) tem como foco de suas críticas o modo como é abordada a educação, onde a tarefa educativa confunde-se com a mera reprodução de conhecimentos adquiridos, não considerando o espaço para a construção e discussão de ideias, e sim, como simples absorção de informações. Essa atividade educativa que apenas reproduz é que deve ser alterada. Tanto Luckesi (focado na universidade) quanto Demo (em um enfoque mais amplo) apresentam discursos sobre essa realidade educacional, sugerindo caminhos para superá-la.
Desenvolvimento
“Aprender a aprender e saber pensar, para intervir de modo inovador, são as habilidades indispensáveis do cidadão e do trabalhador modernos(...)”(Demo, 1994, p.9). A frase acima resume a temática maior do texto Pesquisa e construção do conhecimento. Tal proposição é colocada como alternativa a um modelo educacional sem senso crítico, diferenciado nos estabelecimentos educacionais, na visão do autor, onde a pesquisa, o uso do método científico como caminho para construção do conhecimento, deveria ser o principal fator de sua proposta educacional. Tomando a escola e a universidade como espaços privilegiados na construção do conhecimento e na formação de senso crítico, para Demo, a metodologia científica serve à produção de melhores trabalhadores e cidadãos, o que significa um aspecto positivo no desenvolvimento da população em busca de seus direitos. O autor não nega o valor da transmissão de conhecimentos. Logo, essa é uma tarefa mais simples do que o desenvolvimento, no aluno, de sua capacidade de construir senso crítico, podendo ser realizada de outra forma além da escola ou da universidade:
A transmissão de conhecimento continua necessidade vital da sociedade e da economia, mas é decorrente da capacidade de construir. Esta é a tarefa essencial dos