resenha de paises desenvolvidos e subdesenvolvidos
O que caracteriza um país desenvolvido é os investimentos em pesquisas e tecnologias e um desenvolvimento agropecuário com tecnologias avançadas, a população tem que ter acesso a moradia, emprego, saúde, transporte, educação, cultura, lazer, porém os países considerados desenvolvidos não são homogêneos.
Os Estados Unidos no fim século XIX teve inicio o imperialismo estadunidense e desde então permanece a supremacia sobre as outras nações. Para chegar ao seu desenvolvimento os Estados Unidos investiu em educação, infraestrutura, economia e outros , o seu grande crescimento se deu por causa do desenvolvimento nos setores industriais e de serviço, porém sofreram com a crise de 1929 e 2008.
O Canadá tem muitas reservas de minérios e um grande potencial hidrelétrico, mas a maioria da eletricidade gerada é para uso interno. A indústria é bastante diversificada e destaca a produção de pescado. Eles exportam bastante para os Estados Unidos e o Nafta contribui com isto.
Japão, Austrália e Nova Zelândia fazem parte da Apec. Japão é um arquipélago com 80% de montanhas em seu território e apenas 10% para trabalhar com a agricultura. Até 1858 o país viveu no domínio dos Xongus e a partir desta data, restaurou o imperialismo. No século XX o país viveu altas taxas de crescimento.
A Austrália e a Nova Zelândia fazem parte dos países desenvolvidos do sul, porem estão localizadas abaixo da linha do Equador. A Austrália ate a segunda guerra mundial exportava bens primários e após este período ela reforçou seu mercado interno e atualmente sua economia é baseada na mineração. A Nova Zelândia se destaca pela agropecuária e pela economia, ela produz leite e seus derivados e principalmente a lã, outra fonte de renda é ecoturismo internacional.
O plano Marshall criado após a segunda guerra mundial com a ajuda dos Estados Unidos para reestruturar a Europa foi fundamental, como as muitas outras organizações, até chegar o tratado de