Miguel Inocencio Ambrosio
Na História da Humanidade, a problemática do desenvolvimento é relativamente recente. Antes da Revolução Industrial e da consolidação do sistema capitalista, as economias eram essencialmente agrícolas e com fraco crescimento económico. Com a Revolução Industrial, surge a força mecânica, a produção fabril e novas tecnologias o que vai permitir a acumulação de capital e o desenvolvimento do capitalismo. O ritmo industrial difere de país para país o que vai originar desigualdades no mundo e que se vão acentuando ao longo dos anos. Crescimento da Europa à custa das matérias-primas dos países da África e da Ásia mais acentua essa diferença Depois da 2ª Guerra Mundial, e com a independência das colónias, foram postas em relevo as grandes desigualdades entre países Os conceitos de crescimento e desenvolvimento só entram no vocabulário económico e político após a 2ª Guerra Mundial quando, com a interdependência das colónias, se começou a confrontar o nível de vida dos novos países da África e da Ásia com os países da Europa e da América do Norte. A segunda metade de século XX é marcada por questões do desenvolvimento. Muitos são os assuntos que são discutidos com vista a encontrar soluções.
Surgem várias organizações internacionais que tentam minorar as desigualdades existentes e apresentar soluções para reduzir o fosso crescente entre os países mais pobres e os mais ricos, entre aqueles que fazem parte do processo de desenvolvimento e os que foram excluídos, quer a nível internacional, quer no seio das diferentes sociedades.
1-DESENVOLVIMENTO
1.1-Subdesenvolvimento, concepção
Subdesenvolvimento é um termo que é usado com frequência para definir a baixa renda económica de um país, cujos assuntos envolvem e incluem a falta de acesso da população em geral há oportunidades de emprego, saúde, água, alimentação, educação e moradia
Existem países subdesenvolvidos, não por razões naturais - pela força das coisas - mas por razões