Relatorio Solubilidade
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
GABRIELA RECH PEIL
LAÍS SILVERIO KUME
NICOLE TONIETTO Reis
SOLUBILIDADE
CURITIBA
2015
GABRIELA RECH PEIL
LAÍS SILVERIO KUME
NICOLE tonietto reis
SOLUBILIDADE
Relatório técnico apresentado à disciplina de Química Geral l do Curso de Graduação em Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 1a Parcial.
Orientadora: Profᵃ. Angêla Cristina Raimondi.
cURITIBA
2015SUMÁRIO
1 Introdução 3
1.1 MISTURAS 3
1.2 soluções 3
1.3 RELAÇAO ENTRE SOLUBILIDADE E POLARIDADE 3
1.4 EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE A SOLUBILIDADE 4
2 Objetivos 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3 MATERIAIS E MÉTODOS 6
3.1 MATERIAIS 6
3.2 MÉTODOS 6
3.2.1. Miscibilidade de líquidos 6
3.2.2 Extração 7
3.2.3 Precipitação 7
3.2.4. Filtração 7
Resultados e discussão 8
CONCLUSÕES 10
1 Introdução
Solubilidade é a quantidade máxima de uma substância, o soluto, que se pode colocar em outra, o solvente, de modo que a segunda tenha um volume definido a uma dada temperatura, formando uma solução saturada. Tal propriedade pode sofrer variações de acordo com alguns fatores, como a interação intermolecular, polaridade, temperatura, pressão e natureza de ambas substâncias. (Química, A Ciência Central, 2005)
1.1 MISTURAS
Mistura consiste na junção de diferentes substâncias, cada qual continua mantendo suas próprias particularidades químicas, e pode ser dividida em dois tipos: homogênea e heterogênea. As misturas homogêneas ocorrem quando os componentes formam apenas uma fase, ou seja, o sistema passa a ser uniforme. Já as misturas heterogêneas, possuem várias fases, com aparências diferentes, assim como as propriedades e composição. (Química, A Ciência Central, 2005)
1.2 soluções
Soluções são misturas homogêneas, ou seja, apresentam-se de maneira uniforme em qualquer dimensão, tendo suas propriedades definidas.