relatório solubilidade
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
CÉSAR CAMARGO
EVANDRO PORTO
EVERTON CARDOSO OLIVEIRA
FRANCINE DE MELO JERÔNIMO
GABRIEL LUIZ KRAMEL
SOLUBILIDADE
RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA I
APUCARANA
2014
CÉSAR CAMARGO
EVANDRO PORTO
EVERTON CARDOSO OLIVEIRA
FRANCINE DE MELO JERÔNIMO
GABRIEL LUIZ KRAMEL
SOLUBILIDADE
Trabalho apresentado à disciplina de Química Orgânica I, do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, como requisito parcial para a aprovação na disciplina.
Profª. Drª.: Lilian Dusman Tonin
APUCARANA
2014
Resumo
Sumário Resumo 3
1 Introdução 5
2 Objetivos 6
3 Materiais e métodos 7
4 Resultados 9
5 Discussões 11
6 Conclusão 12 Referências 13
1 Introdução O processo de solubilização de uma substância química resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente), e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. Solubilidade é, portanto, um termo quantitativo. É uma propriedade física (molecular) importante que desempenha um papel fundamental no comportamento das substâncias químicas, especialmente dos compostos orgânicos. Ao misturar um soluto com um solvente, pode haver a formação de três tipos de soluções: saturada, solução insaturada ou solução supersaturada, cada uma delas dependendo da quantidade de soluto que se dissolveu no solvente.
2 Objetivos Determinar a solubilidade das amostras de compostos orgânicos para a identificação dos grupos funcionais que os reagentes apresentam e consequentemente identificá-los através do solvente em que ocorre reação.
3 Materiais e métodos