RELATORIO SOLUBILIDADE
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AUGUSTO BRESSAN TREVISOL
CAMILA PACHECO SANTOS
PETERSON CARDOSO LOCK
SOLUBILIDADE E REATIVIDADE DOS COMPOSTOS
CRICIÚMA, SETEMBRO DE 2014
AUGUSTO BRESSAN TREVISOL
CAMILA PACHECO SANTOS
PETERSON CARDOSO LOCK
SOLUBILIDADE E REATIVIDADE DOS COMPOSTOS
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia De Produção da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, solicitado na disciplina de Química Experimental II, pelo Profo. Emerson Colonetti.
CRICIÚMA, SETEMBRO DE 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Uma reação química composta por soluto e solvente, onde o solvente caracteriza-se por ser a substancia em maior proporção responsável por dissolver o solvente, tal reação pode ser caracterizada em saturada e insaturada.
Os experimentos apresentados no decorrer do relatório têm a finalidade de identificar o soluto e o solvente da reação e oque acontece a partir do momento em que os dois são misturados, se formam precipitados, se há troca de calor ou se visualmente nada acontece.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A água é muitas vezes chamada de “solvente universal” porque ela consegue dissolver uma quantidade muito grande de solutos. No entanto, a solubilidade dos materiais em água não ocorre da mesma forma. Além disso, a água não é o único solvente que existe. Todo material que dissolve outra substância é um solvente. Além disso, uma mesma substância possui diferentes solubilidades em diferentes solventes. (RUSSELL, 1994)
Coeficiente de solubilidade é a medida da capacidade que um soluto possui de se dissolver numa quantidade-padrão de um solvente, em determinadas condições de temperatura e pressão. Em outras palavras, é a quantidade máxima que pode ser dissolvida de soluto numa dada quantidade de solvente, a uma determinada temperatura e pressão. (PAOLI,