RELATORIO III PRONTO
Campus Sete Lagoas
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA III:
MEDIDAS DE CONDUTIVIDADE DAS SUBSTÂNCIAS E
SOLUBILIDADE
Alessanda Villano Almeida
Davi Silva Sousa
Livia Batista de Oliveira
Luiz Stevão do Prado
Mirela Magalhães
Disciplina: Quimica Geral
Curso: Engenharia de Alimentos
Professor(a): Hosane Aparecida Taroco
Data da pr(tica: 31 de março
Data entrega do relat,rio: 07 de abril de 2015
Sete Lagoas – MG
07/04/2015
1. INTRODUÇÃO
Corrente elétrico é o fluxo ordenado de elétrons ou de cargas elétricas em movimento.
Sendo assim, para que ocorra condução de corrente elétrica em um circuito é necessário que em toda sua extensão existam cargas elétricas e que estas possam se movimentar.
Um material é dito condutor se for capaz de efetuar um transporte de carga elétrica sob a forma de uma corrente elétrica. Já um material é dito isolante quando não for capaz de conduzir ou conduz pouquíssima corrente elétrica.
Algumas substâncias quando dissolvidas em água formam soluções que conduzem corrente elétricas. Soluções que contém compostos iônicos conduzem eletricidade, ou seja, os compostos iônicos são condutores elétricos, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. A existência de íons em meio ao processo possibilita que os mesmos tenham liberdade para se movimentar e serem atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.
Soluções moleculares ou não eletrolíticas não conduzem eletricidade. Os compostos moleculares quando dissolvidos em água sofrem apenas uma dissociação molecular formando uma solução molecular não condutora de corrente elétrica, já que não possui íons dispersos na solução.
Um exemplo muito comum é a sacarose (C12H22011) dissolvida em água (H2O) O açúcar
(sacarose – C12H22O11) é um composto molecular que sofre dissociação sem formar íons. As suas moléculas, que antes estavam agrupadas, são apenas separadas. Assim, por não conter carga, essa solução não conduz corrente elétrica.