UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
RESENHA O MORDOMO DA CASA BRANCA
TURMA: PS2A33
PROFESSORA CÉLIA BISPO
SÃO PAULO 2015
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
RESENHA O MORDOMO DA CASA BRANCA
PS2A33 – Célia Bispo
Ana Carolina Lopes Campos – C36JDB-9
São Paulo, 10 de Abril de 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
O MORDOMO DA CASA BRANCA 5
BIBLIOGRAFIA 7
ANEXO 1 8
ANEXO 2 9
ANEXO 3 10
INTRODUÇÃO
A atividade a seguir tem como objetivo uma resenha de um filme que mostre o preconceito racial e a segregação racial de forma implícita ou explicitamente.
O filme selecionado foi um drama, O Mordomo da Casa Branca, que conta a história de um mordomo que trabalhou na Casa Branca durante o mandato de sete presidentes. Dirigido por Lee Daniels, o filme foi inspirado nas entrevistas realizadas por Will Haygood, do jornal Washington Post, com um homem afro-americano que trabalhou na Casa Branca.
O MORDOMO DA CASA BRANCA
O filme O Mordomo da Casa Branca relata por meio da história de um mordomo negro que acompanhou o mandato de sete presidentes americanos na época do ápice dos movimentos sociais pela luta dos direitos civis dos negros. O longa traz uma abordagem com muita requinta sobre a questão racial.
Baseado em fatos reais, a história parte de um dramático passado em uma plantação de algodão no sul escravista (A escravidão foi à base da economia dos estados do Sul, e marcou profundamente as relações sociais nessa região). Em 1926, o jovem Eugene Allen testemunha a morte do pai sem piedade pelo Senhor da Fazenda, após violentar a mãe do garoto. Ao perceber o desespero do rapaz e a gravidade do feito do filho, Annabeth, resolve transformá-lo em um criado de casa, desempenhando habilidades de boas maneiras, que lhe foram ensinadas. Eugene cresce e deixando a fazenda, vai trabalhar em um hotel. Superando o passado, sua vida sofre uma grande reviravolta quando tem a oportunidade de trabalhar na Casa Branca, servindo o presidente do país,