APS UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Educação física adaptada.
São Paulo
2012
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Educação física adaptada
Grupo realizador
Andréia de Paula
Felipe Carvalho Lima Ra. A44419-0
José Ailton da Silva Ra. A6141E9
São Paulo
2012
Trabalho de APS. Atividade Pratica Supervisionada
Para obtenção de horas Na Graduação em
Educação Física apresentado à Universidade Paulista UNIP
Agradecimentos
Agradecemos a todos do grupo que se empenharam em concluir este trabalho.
Ao professor pela dedicação, paciência e suas orientações prestadas para a elaboração do mesmo.
SUMÁRIO
1 - Introdução........................................................................................ Pág.06
INTRODUÇÃO
Pessoas cegas jogando futebol, pessoas aidéticas fazendo ginásticas, cardiopatas remando, surdos dançando e autistas patinando. Esse é o universo da educação física adaptada.
Ao pensarmos em pratica da educação física e do esporte, logo vem em nossas cabeças a busca pelo resultado “o mais forte”, “o mais rápido”, ”o melhor” embora, este seja o modo de pensar ele não é o único, podemos pensar em pratica de atividade física pelo seu aspecto estético, simbólico desafiador e social etc.
A idéia da educação física adaptada é a de incluir o aluno com necessidades especiais nas atividades físicas. A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona ao aluno com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos. É através das atividades físicas que o indivíduo portador de deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo, passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescentes, direcionando o pensamento, os motivos e o comportamento diante da sua condição.
A educação física adaptada pode atuar na população em geral de criança e idosos, uma estatística geográfica brasileira aponta que cerca de 24,5 milhões de