Almoxarifado
O setor de almoxarifado trata-se de uma área de grande relevância dentro de um meio de hospedagem, tendo ele a responsabilidade de gerir a logística de estoque de um empreendimento, ajudando a controlar a parte de compras, recebimento de mercadorias, inventários e distribuição de materiais.
Segundo Cândido e Vieira (2003, p. 552):
O almoxarifado é um setor importante pelo fato de estocar mercadorias que representam valores elevados. Compete ao almoxarifado hoteleiro receber, conferir, controlar, estocar e distribuir mercadorias e produtos destinados aos departamentos e setores do hotel.
A área de almoxarifado no Motel XXXX será previamente projetada na planta do empreendimento, estando localizada em um ponto estratégico, a fim de facilitar o recebimento, o controle e a distribuição dos materiais. Além disso, o setor deverá estar localizado e organizado em local que facilite a constante higienização, fator imprescindível para a oferta de serviços e alimentos de boa qualidade.
Uma boa organização do almoxarifado deve levar em conta a utilização máxima do espaço físico, a fluidez dos serviços e a melhor conservação dos produtos (CASTELLI, 2002, p. 522).
Para que isso ocorra da maneira mais efetiva o empreendimento irá se basear no modelo proposto por Castelli (2002, p. 521-522), o qual divide o espaço em:
- Uma só entrada e saída de mercadorias, facilitando o controle;
- Um espaço suficientemente amplo para a organização de todos os produtos perecíveis e não perecíveis;
- Local das câmaras frias para o armazenamento de alimentos que exigem baixa temperatura. As câmaras frias são formadas por um grande compartimento, hermeticamente fechado, possuindo uma antecâmara que, além de ser utilizada para a guarda de produtos, serve também para resguardar a penetração de ar quente nas câmaras frias, durante a sua utilização.
Figura 1: Planta baixa do almoxarifado
Fonte: Castelli, 2002, p. 522
O espaço 1 diz respeito a recepção e