Almoxarifado
Neste capítulo abordaremos as definições sobre almoxarifado e a grande importância que esse departamento tem dentro da empresa para o melhoramento do processo produtivo e logístico dentro de uma organização.
1.1 - Almoxarifado
Segundo Dias (2008, p.17) o almoxarifado/armazém/depósito é o responsável pela guarda física dos matérias em estoque, com exceção dos produtos em processo. É o local onde ficam armazenados os materiais, para atender a produção e os entregues pelos fornecedores.
Também segundo Viana, José (2009, p. 43) a atividade almoxarifado visa garantir a fiel guarda dos materiais cofiados pela empresa, objetivando sua preservação e integridade até o consumo final.
Como citado o almoxarifado é onde se guarda a matéria prima para abastecimento da produção, o mesmo é de grande importância e desde que bem administrado para atender a demanda da produção, a fim de evitar que haja parada nas linhas de produção.
É um setor muito importante numa empresa, que muitas vezes, torna-se esquecido. Existe um planejamento, mas, a administração, acaba não colocando em prática e assim, cometendo algumas falhas. Muitas vezes estocam matérias que não há necessidade, e os que precisam não se tem. Assim deixando de atender as necessidades da empresa, e não são entregues os produtos na hora exata e nem no momento que precisa. Pois quando a necessidade de algo ,isso não esta em disposição para ser usado. Peça parada normalmente não gera lucro, e sim, prejuízo para empresa.
Como demonstra Francischini e Gurgel (2001, pag. 147 e 148) a função de controle é definida como um fluxo de informações que permite comparar o resultado real de determinada atividade com seu resultado planejado. Esse fluxo de informações pode ser visual ou oral, mas recomenda- se quando necessário.
Como premissa, é necessário, haver um planejamento ou expectativa do resultado dessa atividade, sem o qual não há razão para implantar um controle. Além disso, as informações que trafegam