Almoxarifado
Operações em almoxarifado
Introdução
O almoxarifado é sem dúvida, um “motor” para qualquer organização. Pois é nele que estão armazenados os materiais que sustentam o funcionamento.
Como o estoque é armazenado em deposito, sua administração física e os depósitos estão intimamente relacionados. Em alguns casos, o estoque pode ser mantido por um período longo. Em outras situações, o estoque é consumido rapidamente e o depósito funciona como um centro de distribuição.
Segundo Viana (2002), depositar materiais no almoxarifado é o mesmo que depositar dinheiro em banco.”
Sendo assim, o almoxarifado deve possuir condições para assegurar que o material adequado, na quantidade devida, estará no local certo, quando necessário, por meio de armazenargem de materiais, de acordo com as normas adequadas, objetivando resguardar, além de preservar a qualidade e as exatas quantidades. Mas para que o almoxarifado seja eficaz dentro do Canal de Distribuição, ele necessita primeiro atingir sua eficiência interna.
Parte 1 – localização
Localização do almoxarifado
A localização é importante para diversas rotinas de trabalho, seja para separar ou guardar, quando da apresentação de uma requisição, da entrada em estoque, seja por compra ou devolução, ou ainda quando da realização de inventário.
O objetivo de um sistema de localização de materiais é estabelecer os meios necessários à perfeita identificação da localização dos materiais. Normalmente é utilizada uma simbologia (codificação) alfanumérica que deve indicar precisamente o posicionamento de cada material estocado, facilitando as operações de movimentação e estocagem.
Atender o fluxo de movimentação dos materiais; é necessário a precisão de identificação e localização de materiais disponíveis a medida que estes são necessários em relação ao local de recebimento, em relação ao ponto de distribuição; Atender critérios de segurança; Possibilidade de subalmoxarifados e estoque no local de consumo.
O