Resenha uma verdade inconveniente
Documentário Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth), produzido pelo estúdio Paramount Classics nos Estados Unidos com direção de Davis Guggenheim no ano de 2006, tempo de duração 100min., classificação etária 14 anos.
O filme narra um fato verídico sobre a evolução da sociedade e o aquecimento global decorrente das mudanças climáticas.
Al Gore vem por meio deste documentário mostrar a todos a situação em que vivemos hoje o aquecimento global. Em vários momentos de sua vida aconteceram eventos que o fizeram a olhar de maneira diferente e se preocupar com meio ambiente, como por exemplo, o acidente que quase matou seu filho, a morte de sua irmã por câncer e a derrota pelas eleições presidências dos EUA em 2000 para W. Busch.
Ele passou a apresentar por todo o mundo palestras didáticas, pesquisas cientificas usando uma linguagem simples e fácil de compreender, e ainda como metodologia ele usa slides, gráficos, fotografias, animações tudo isso para envolver e conquistar seus ouvintes.
Seu principal foco são as mudanças climáticas em todo o planeta terra, as tempestades, furações, tufões, terremotos, inundações, secas e o derretimento das geleiras do Ártico, enfatizando assim a crise global.
Para Al Gore o aquecimento global esta ligado diretamente a questões políticas e econômicas, e todos somos culpados pelas mudanças climáticas.
De fato ele esta correto em tudo que diz neste filme, ele explica o que esta acontecendo e como podemos modificar estes eventos causados pelo aquecimento como utilizar a água e a energia de forma sustentável, comprar produtos recicláveis e biodegradáveis. Temos que abrir os olhos logo ou nossas gerações futuras poderão não existir. Logo este documentário funciona como alerta para sociedade