Resenha Uma verdade inconveniente
Paulo Küster
Resenha critica:
Sustentabilidade
Balneário Camboriú – SC
2012- I
1. Introdução
É de suma importância refletir e discutir sobre a sustentabilidade, sendo este um conceito utilizado nos dias atuais para se referir principalmente ao uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes sem deixar de suprir as necessidades das próximas gerações. Sendo assim na presente resenha crítica será discutido este tema o qual foi abordado no filme: “Uma verdade inconveniente”.
O filme do tipo documentário, ``Uma verdade inconveniente: o que devemos fazer (e saber) sobre o aquecimento global ´´ foi dirigido por Davis Guggenheim e aprensentado pelo ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e retrata de forma realista o aquecimento global e suas consequências. O aquecimento global é causado pela intensificação do efeito estufa que, por sua vez, é consequência do excesso da concentração de determinados gases na atmosfera, os chamados gases de efeito estufa, dentre eles o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso. A principal fonte desses gases tem sido atribuída particularmente à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento.
No documentário Al Gore tenta sensibilizar as pessoas para a questão ambiental. Assim sendo, o mesmo passou a realizar, em todo o mundo, palestras didáticas, pesquisas científicas, usando uma linguagem simples e clara. E ainda, como metodologia Al Gore usa slides, gráficos, fotografias, animações, tudo isso para envolver e conquistar seus ouvintes.
O filme abre com Al Gore falando para um auditório mostrando claramente que está cientificamente provado que a emissão de gases na atmosfera é causada pelo ser humano e isto vem aumentando gradativamente com o passar do tempo. Também nos mostra o quanto a fina atmosfera terrestre é essencial para o nosso