Tratamento de problemas ortográficos no ensino da língua portuguesa
Daniele Valente de Miranda e Maria Ivonete Rodrigues da Silva
Francisco Canindé Tinoco de Luna
RESUMO: Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os estudos na área da Língua Portuguesa. Apresenta-se uma análise sobre o tema das dificuldades de aprendizagem, mais explicitamente sobre os problemas ortográficos e as dificuldades enfrentadas pelos alunos ao trabalharem com as especificidades da língua escrita.
PALAVRAS-CHAVE: Ortografia – Regularidade e Irregularidade – Normas Ortográficas – Regras.
ABSTRACT: This article presents a survey of studies in Portuguese. It presents an analysis on the topic of learning disabilities and the teaching of spelling, more explicitly about the spelling problems and difficulties faced by students when working with the specifics of the written language.
Keywords: Spelling - Regularity and Irregularity - Orthographic Rules – Rules.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo sob o título TRATAMENTO DE PROBLEMAS ORTOGRÁFICOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, produzido como requisito avaliativo e obrigatório para a colação de grau no Curso de Letras, da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ tem por objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre o tratamento que os professores têm dado ao ensino da ortografia na Língua Portuguesa. É um trabalho que se justifica tendo em vista sua finalidade que é contribuir para conhecer as razões da ortografia, os aspectos de sua existência e organização, bem como sua evolução histórica. Trata-se de um trabalho que visa contribuir na preparação dos educadores para darem conta de seu papel como professores da Língua Portuguesa. O trabalho foi desenvolvido em três capítulos. No primeiro capítulo, é feito um estudo do ensino reflexivo da ortografia, propõe-se a explorar o que é a norma ortográfica, concebendo-a como uma convenção social: norma necessária para superar as limitações da notação alfabética e que precisa ser