Vacinação
UNIDADE DE SAÚDE MARCILIO BIANCHETTI – IPE
ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
EQUIPE LARANJA E AMARELA
VACINAÇÃO
CALENDÁRIO DE VACINAS OBRIGATÓRIAS
INFANTIL
CALENDÁRIO DE VACINAS OBRIGATÓRIAS
ADULTO
VACINAS
Desde pequenos ouvimos falar de vacinação. A maioria de nós já passou por ela, ou então levou os filhos e animais de estimação para vacinar. Talvez não sejam nossas lembranças mais agradáveis.
Mas qual a importância de se tomar vacina?
A resposta nos parece imediata: para não ficar doente. Por exemplo, as crianças tomam vacina contra o sarampo, o tétano, a paralisia infantil; os animais são vacinados principalmente contra a raiva.
Mas qual a relação entre a vacina e a prevenção de doenças?
Para responder a essa pergunta, devemos conhecer um pouco sobre o funcionamento de nosso sistema imunológico.
Vamos imaginar uma guerra. Há os soldados, que estão sempre prontos para a defesa, caso o exército inimigo ataque. Há também os estrategistas, que enviam espiões para detetar os pontos fracos dos inimigos, montando, então, um plano de ataque mais eficiente.
O inimigo é qualquer elemento estranho que penetre no corpo, seja ele um microrganismo - como vírus, bactérias, protozoários, partículas de poeira, substâncias químicas etc.
A esse invasor chamamos antígeno. Nosso sistema imunológico funciona como um exército em guerra, pois existem tipos de células que agem como os soldados, atacando de qualquer maneira ao primeiro sinal do invasor, e outras que, como os estrategistas, reconhecem o inimigo e preparam as melhores armas para destruí-lo. Esses tipos de células são chamadas de glóbulos brancos e estão presentes no sangue, podendo migrar para as partes do corpo onde sejam necessárias.
Os glóbulos brancos fazem parte do sangue e percorrem todo o
Os glóbulos brancos fazem parte do sangue e percorrem todo o corpo pelos vasos sangüíneos, mas eles também podem sair dos vasos sangüíneos,alcançando