Relat Rio 2 Solubilidade De Compostos Org Nicos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira
SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
Felipe Almeida
Nadilson Fernandes
Medianeira – PR
201
INTRODUÇÃO
A solubilidade é importantíssima para diversos processos que são realizados no laboratório, por exemplo, usamos o fator solubilidade quando precisamos encontrar a concentração máxima de determinado soluto em um solvente sem existir precipitação, por isso é uma coisa aparentemente difícil, contudo com o conhecimento da concentração máxima é possível, mas para que aconteça a solubilidade entre o soluto e o solvente precisamos ter conhecimento da polaridade de ambos, em relação a polaridade dividimos as substancias em polares e apolares.
Moléculas polares são aquelas que possuem duas divisões em sua estrutura sendo uma parte mais eletropositiva e a outra mais eletronegativa, as substancias polares se ligam com polares, sua parte mais eletropositiva se liga com a mais eletronegativa da outra molécula, da mesma forma a segunda parte mais eletronegativa da primeira se liga a parte mais eletropositiva da outra, dessa forma acontece a solubilidade das moléculas polares. No segundo caso as substâncias apolares se ligam também com semelhantes, a solubilidade acontece de forma tradicional em sua estrutura fazem ligação de dipolo induzido que é uma ligação fraca.
OBJETIVO
Esta prática tem como objetivo a determinação da solubilidade de compostos orgânicos através de uma análise sequencial com solventes determinando por esse sequencial o composto formado.
MATERIAS E PROCEDIMENTO
Materiais
10 tubos de ensaio
Água destilada
Conta gotas
Grade de suporte
Pipeta volumétrica
Reagentes
Acetato de zinco;
Ácido Salicílico;
Naftaleno;
Éter;
NaOH 5%;
H2SO4 96%;
HCl 5%;
NaHCO3 5%;
Anilina;
Água destilada;
H3PO4 85%.
Procedimento
Colocou-se, separadamente, em um tubo de ensaio, cada uma das substancia que serão testados a seguir: Acetato de Zinco, Ácido Salicílico,