SOLUBILIDADE Relatorio
Objetivo:
Com o procedimento para se descobrir o nível solubilidade de um soluto em um solvente serve para se descobrir por exemplo a qualidade do petróleo no caso de refinarias, definir a densidade do produto e etc.
Introdução:
A solubilidade de um soluto é a massa do soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente a uma determinada temperatura ou seja é uma substância que tende a se dissolver espontaneamente em outra substância . A interação entre um soluto e um solvente determina quanto soluto pode se dissolver. Os solutos cujas moléculas são mais fortemente atraídas pelas moléculas de água tendem a se dissolver mais facilmente neste solvente. A quantidade de uma substância que pode se dissolver em outra depende de vários fatores como as condições externas, ex:pressão e temperatura como também pode depender da polaridade.Também é uma propriedade muito empregada nas indústrias de tintas, perfumes, sabões, detergentes, açúcares e plásticos. A solubilidade dependente da natureza do soluto, do solvente e da temperatura.Para prever o comportamento de certos solutos em relação a certos solventes (a temperatura constante), é necessário se analisar as suas estruturas moleculares, ou melhor, o tipo de interação que há entre soluto e solvente.De acordo com as regras de solubilidade, uma substância polar tende a dissolver em um solvente polar, e uma substância apolar também num solvente apolar, ou seja, semelhante dissolve semelhante. Por esse motivo as substâncias orgânicas em geral, só se dissolvem em líquidos também orgânicos, por exemplo: álcool, benzeno, gasolina, etc. Esses líquidos recebem o nome de solventes orgânicos.
Materiais usados:
Becker, balança de precisão, tubo de ensaio e pipeta.
Reagentes:
Água , hexano, querosene, biodiesel, gasolina e petróleo bruto.
Procedimento:
Foi posto no becker 20ml de água, e foi se misturando com 20 ml de gasolina e após era medido o volume que não foi dissolvido em água. Após o processo o