relatorio solubilidade
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ADILSON MARTIN
FCA FERNANDA DE SOUZA LIMA
PAULO SILVERIO
TAINAH PENHA DA CRUZ
RELATÓRIO: SOLUBILIDADES
RELATÓRIO LABORATORIAL
EXPERIMENTAL DE SOLUBILIDADES E USO
DE SOLVENTES ORGANICOS E INORGANICOS
PROFESSORA: SOLANGE VASCONCELOS
CARAGUATATUBA
2014
1. OBJETIVOS
-Identificar a solubilidade de compostos orgânicos e inorgânicos.
2. INTRODUÇÃO
2.1. SOLVENTES
Solvente, dissolvente ou dispersante são substâncias que permitem a dispersão de outra substancia em seu meio. Tem característica de ser uma substancia altamente volátil, e por evaporar muito rápido podem ser facilmente inalada através de aspiração pela boca ou nariz. Outra característica dos solventes e que muitos deles são inflamáveis, e produzem importantes efeitos tóxicos.
Um número enorme de produtos comerciais, como esmaltes, colas, tintas, thinners, propelentes, gasolinas, removedores, vernizes, contém solventes. Eles podem ser aspirados tanto involuntariamente (por exemplo, trabalhadores de indústrias de sapatos ou de oficinas de pintura, o dia inteiro exposto ao ar contaminado por estas substancia) ou voluntariamente (por exemplo, a crianças de rua que cheira cola de sapateiro, acetona ou esmalte).
2.2 SOLUBILIDADES E C.S
Solubilidade ou coeficiente de solubilidade é a quantidade máxima que uma substancia pode dissolver em um liquido, e se expressa em mols por litro, gramas por litro ou em porcentagem de soluto/ solvente.
Na solubilidade, o caráter polar ou apolar de uma substancia influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Dessa forma substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares. O termo solubilidade designa tanto fenômeno qualitativo do processo (dissolução), como expressa quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de uma substancia depende da