Relatorio de Analise de alimentos
CENTRO DE CIÊNCIAS DE TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Equipe: Edilayane da Nobrega Luciana Marcia Andrade Sousliny Araujo
Professor: Luiz Gualberto
Disciplina: Análise de Alimentos
Curso: Engenharia de Alimentos
DETERMINAÇÃO CLOROFILA E CAROTENÓIDES
POMBAL, PB
2014
INTRODUÇÃO
A cor é um dos atributos mais importante de um alimento. Ela determina sua aparência e é utilizada como critério para identificação e julgamento da qualidade do produto. Se a cor de um alimento é alterada, a seleção e a avaliação de sua qualidade se tornam muito difíceis. Os alimentos, tanto “in natura” como industrializados, apresentam a cor devido à sua habilidade para refletir ou emitir quantidades de energia em comprimentos de onda capazes de estimular a retina. A faixa de comprimento de onda, na qual o olho é sensível, é denominada de luz visível. (Ribeiro, 2007)
Clorofila é um composto responsável pela cor verde dos vegetais. É a classe dos alimentos mais abundante na natureza. É essencial ao processo de fotossíntese. Nos tecidos vegetais vivos, a clorofila esta presente como suspensão coloidal nas células de cloroplastos, associada com carotenóides, lipídeos e proteínas. As ligações entre essas moléculas são fracas e facilmente quebradas, tornando possível a extração das clorofilas dos tecidos vegetais verdes pela maceração do tecido com o solvente orgânico.
Os carotenóides ocorrem em alimentos, na forma de misturas simples de alguns compostos ou como misturas muito complexas. As misturas mais simples,normalmente, são encontrados em produtos animais, devido à limitada habilidade desses organismos de absorver e depositar carotenóides. Algumas das misturas mais complexas de carotenóides são encontradas em frutas cítricas.
OBJETIVO
Determinar o teor de clorofila e carotenoides da casca da laranja.