Relatório de analise de alimentos - lipideos
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEBORAH ALVES
LUANA BARROS
MARIANA FROTA
MONALISA SILVEIRA
SARAH SAMPAIO
DETERMINAÇÃO DE LIPÍDIOS
FORTALEZA, 2013
OBJETIVO GERAL
Determinar a composição centesimal de uma dieta.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Determinar o teor de lipídios de uma dieta.
MATERIAIS E MÉTODOS
* Balão de Soxhlet * Papéis de filtro * Algodão * Grampeador * Balança analítica * Dessecador * Hexano
A análise de lipídeos consiste em três etapas: extração, esterificação e identificação e quantificação, sendo realizada apenas a primeira delas na análise dos dias 9 e 16 de abril.
Primeiramente, os balões de Soxhlet foram pesados. O balão correspondente a este relatório foi o de número 6 e pesava 88,6803 gramas. É importante lembrar que é preciso cautela, não podendo encostar as mãos, pois nelas há gordura que pode atrapalhar o resultado correto da análise.
Depois, os dois papéis de filtro foram enrolados formando um cone. Dobrou-se e grampeou a borda de baixo do cone, formando um cartucho. Dentro do cartucho foi colocado um algodão antes de introduzir a amostra alimentar moída e torrada propriamente dita e depois, outro algodão. Os algodões foram colocados com o intuito de diminuir mais ainda a possibilidade de perda de parte da amostra. O cartucho foi numerado com lápis, a amostra base deste relatório foi a número 6.
Na balança analítica, o cartucho obteve o peso de 2,1033 gramas. Após a pesagem, os cartuchos foram inseridos nos extratores e estes, nos balões, que foram levados até o sistema de extração de Soxhlet e encaixados. Lá, iniciou-se o processo de extração dos lipídios com 150 ml de hexano (solvente) por aproximadamente seis horas. Ao ligar o extrator, houve aquecimento, o que levou os resíduos lipídicos a permanecerem no interior do balão e o solvente, a evaporar e se condensar na parte de cima do extrator e em seguida a eliminação dos resíduos em banho- Maria. Em