Maria
Questões:
01. (UNIFICADAS) A opinião pública internacional, constantemente, se vê abalada pelas notícias sobre o fantasma da fome que ameaça a milhões de africanos. A interrupção da produção por guerras civis e golpes de estado é uma das causas. Mas, também, há o risco de que a fome se alastre, em virtude do avanço de processos de desertificação, o que se verifica, já em estado avançado, na área imediatamente ao sul do Saara, conhecida como: a) Sahel.
b) Magreb.
c) Atlas.
d) Benguela.
e) Kalahari.
02. (UNESP) O termo “africanização” designa países que, mesmo não pertencendo ao continente africano, apresentam as seguintes características: fome crônica, elevada dependência de ajuda humana externa e mortalidade causada por doenças já erradicadas na maioria dos países.
Assinale a alternativa que contém todos os países que se enquadram nessa classificação. a) Somália, Ruanda, Turquia, Bangladesh, Haiti.
b) Etiópia, Somália, Bangladesh, Haiti, Ruanda.
c) Etiópia, Somália, Ruanda, Moçambique, México.
d) Bangladesh, Haiti, Colômbia, Etiópia, Somália.
e) Moçambique, Ruanda, Panamá, Somália, Haiti.
03. (FUVEST) No processo de ocupação da África Negra pelos europeus surgiu um tipo étnico chamado afrikander descendente de: a) ingleses belgas, de formação anglicana.
b) dinamarqueses e holandeses, de formação calvinista.
c) portugueses e espanhóis, de formação católica.
d) alemães e belgas, ligados a Igreja Anglicana Reformada.
e) holandeses e alemães, ligados a Igreja Reformada Holandesa
04. Recentemente o líder líbio Muamar Kadafi propôs a união de seu país com Marrocos. Assinale a alternativa que contenha uma característica comum aos dois países:
a) fronteiras comuns;
b) identidades étnicas e culturais;
c) elevada produção de petróleo;
d) renda per capita bastante elevada;
e) mesmo regime político.
05. (UNI-RIO) Assinale a opção que NÃO indica corretamente a relação