Rei LEAR
Sobre o autor
Poeta e dramaturgo, William Shakespeare é considerado um dos mais importantes autores de todos os tempos. Escrevia poemas desde cedo. Depois de alcançar a fama se retirou para uma luxuosa propriedade na sua cidade natal, onde faleceu. A seguir alguns dos seus maiores clássicos: Romeu e Julieta, Hamlet, A megera domada, entre outros.
O período maneirista
O estilo maneirista foi decorrente da tentativa de harmonizar a espiritualidade medieval e o realismo renascentista.
O maneirismo não cobre um período histórico particular, estritamente delimitado. Representa p principal estilo entre 1530 e 1600, mas não domina o século sem oposição, e, sobretudo no começo e no fim do período, mistura-se com tendências barrocas. Nas obras de Rafael e Michelangelo já existe uma disputa entre os propósitos veemente expressionistas do barroco e a concepção intelectualmente “surrealista” do maneirismo.
Ele representa um elo entre a Renascença e o Barroco. Ao mesmo tempo em que repele os valores renascentistas e a ordem clássica, assiste-se a um anticlericarismo como forma de oposição aos princípios de ordem e obediência às regras.
Características do maneirismo
Sensação de ambigüidade, alienação, presença da catarse, estilo literário: estranho e o bizarro, jogos de palavra, crise espiritual, paradoxo moral e religioso, impressão de eloqüência e grandeza, linguagem enigmática e paradoxal.
Resumo da obra
O Rei Lear é uma narrativa que conta a história de um rei, que chegando à sua senilidade, vê-se obrigado a dividir seu reino com suas três filhas, Regana, Goneril e Cordélia, já que não teve nenhum filho varão. Ao questionar suas três filhas sobre o tamanho do amor que cada uma sentia por ele, Cordélia foi a única que não usou de exageros e bajulações, parecendo assim, às vistas do rei, orgulhosa e ingrata, fazendo assim com que o rei a deserdasse, mesmo sob os protestos de