Resenha Rei Lear
RA 914126989
THIAGO DE OLIVEIRA TEIXEIRA
RA 914123962
RESENHA REI LEAR
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO, 2014
ALESSANDRA ANGÉLICA S. PEREIRA RA 914126989
THIAGO DE OLIVEIRA TEIXEIRA 914123962
CURSO LETRAS – PROFESSORA MARCIA PEREIRA
Trabalho da disciplina Teoria da Literatura I do curso de Letras com habilitação em Português da Universidade Nove de Julho, valendo nota para AV 2
Professora: Marcia Pereira
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO, 20
William Shakespeare é um poeta, aclamado dramaturgo teatral inglês e especialista em tragédia, que viveu entre 1564 e 1616.
Suas obras são conhecidas mundialmente e atravessam gerações, dentre as que mais se destacam estão Romeu e Julieta, Hamlet, Mercador de Veneza e Rei Lear.
Este último é uma narrativa escrita por volta de 1605 sobre um vaidoso rei que na velhice decide dividir seu reinado entre as três filhas, premiando-as de acordo com o nível de adoração que elas demonstram a ele.
Vale ressaltar que a tragédia narrada nesta obra surgiu numa época onde o conflito familiar não era abordado explicitamente, por isso, em alguns locais de exibição foram criados finais alternativos e felizes.
A obra retrata conflitos familiares, ambição e traição, envolvendo família e servos, todos com seus interesses pessoais e tomando os caminhos que consideram adequados para alcançar seus objetivos.
Como é o caso das irmãs Regan e Cordélia, filhas de Lear que o juram adoração plena, mas mudam radicalmente de personalidade ao tomarem posse de tudo que pertencia ao pai. Já Goneril, a filha que por ser sincera com Lear, ao revelar que o ama, mas que também pretende ter amor ao marido e é renegada por esse motivo, tem uma atitude surpreendente ao reencontrá-lo em meio ao caos.
Lear oscila entre a loucura e a sabedoria que a idade se impõe de nutrir, fazendo-o delirar perante o certo e o errado, entre o bem e o mal.
Shakespeare foi muito bem sucedido ao