REI LEAR COM O DIREITO
LEAR, rei da Bretanha, GONERIL, filha de Lear, REGANE, filha de Lear, CORDÉLIA, filha de Lear, rei da França, duque de Burgúndia, duque de Cornualha, duque de Albânia, conde de Kent amigo e conselheiro de Lear, conde de Gloster, EDGAR filho de Glócester, EDMUNDO filho bastardo de Glócester, A mãe do filho Bastardo Edmundo, CURAN um cortesão, OSVALDO intendente de Goneril, Um velho caseiro de Glócester, Um médico, bobo, oficial empregado por Edmundo, Um gentil-homem, Um arauto, criados de Cornualha, GONERIL filha de Lear, REGANE filha de Lear, CORDÉLIA filha de Lear, Cavaleiros do séquito de Lear, oficiais, mensageiros, soldados, criados.
Citações do Livro relacionadas ao Direito:
Rei Lear pretendia gozar da velhice sem o fardo do governo e suas responsabilidades, mas não do seu poder e decide entregar o comando de seu reinado às três filhas.
Cordelia é a representação da verdade, ao responder honestamente referente seu amor pelo pai. Ilustra a essência da moral e da ética.
O Rei Lear, usa seu poder de forma cega e arbitrária, deserda Cordelia e expulsa-a do reino, do seu coração e a fere em sua honra transferindo a parte do seu dote a Goneril e a Regan.
O Conde Glóucester, necessitava reconhecer o filho bastardo Edmundo
A honestidade de Kent ao alerta-lhe sobre o engano cometido, pedindo que anulasse se decreto, e defende Cordelia.
O banimento de Kent. O Rei ameaça Kent de morte, caso ele não se retirasse. O Conde Glóucester, cai na conspiração criada por seu filho ilegítimo Edmundo
A carta forjada de Edmundo faz com que Glóucester acredite que seu filho legitimo Edgar, planeja matá-lo para herdar seus bens.
O Conde Glóucester ordena a prisão de seu filho Edgard;
Goneril conspira contra seu pai com Osvaldo
Goneril, reduz o número de serviçais do rei e ordena que as ordens do Rei Lear sejam ignoradas.
Edmund se alia a Goneril e a Regan contra o rei Lear e seu próprio pai