Rei Lear Resumo
Lear - rei da Bretanha
Rei da França
Duque de Borgonha
Duque de Cornualha
Duque de Albânia - marido de Goneril
Conde de Kent
Conde de Gloucester
Edgar --- filho de Gloucester
Edmundo - filho bastardo de Gloucester
Curan - um cortesão
Velho - rendeiro de Gloucester
Médico
Bobo de Lear
Osvaldo - mordomo de Goneril
Capitão - às ordens de Edmundo
Fidalgos a serviço de Lear
Um fidalgo a serviço de Cordélia
Arauto
Criados do Duque de Cornualha
Goneril - filha de Lear
Regana - filha de Lear
Cordélia - filha de Lear
Cavaleiros do séquito de Lear, capitães, Mensageiros, soldados e serviçais Resumo dos principais personagens:
Lear - Era o rei da Grã Bretanha, este resolveu partilhar seus bens e avaliar a gratidão de suas três filhas, pois atestou que já estava muito velho para que pudesse continuar governando seu reino, ele ordenou que suas filhas dissessem o quanto o amava e de acordo com os sentimentos expressados ele realizaria a partilha de seus bens.
Após a declaração de Amor de suas filhas mais velhas e a sinceridade da mais nova, no entendimento do Rei ele acreditou que somente suas duas filhas Goneril e Reagana eram merecedoras de seus bens, então deserdou Cordélia.
O rei decidiu que dali para frente passaria o resto de sua vida hospedado seis meses na casa de cada filha e seria acompanhado por 100 homens.
Posteriormente o rei se arrepende, pois descobre as verdadeiras intenções de suas de Regana e Goneril, Lear se enfurece contra as filhas ingratas que o acusam de estar velho demais para comandar seu reino.
Daí então passa a vagar entre cabanas juntamente com Bobo seu companheiro e o conde Kent disfarçado, pois havia sido expulso pelo rei ao manifestar sua aceitação em relação a atitude sua filha Cordélia.
No entanto, mesmo com a atitude que o rei manifestou contra Córdélia, esta retornou e dedicou seus cuidados a Lear, contudo ele faleceu de morte natural ao oitenta