Metodo speedy
• O projeto estrutural é do engenheiro Bruno Contarini. Ele já trabalhou com Oscar Niemeyer em obras como a da Universidade de Constantini na Argélia.
• Foram consumidos na obra 32 mil metros cúbicos de concreto, suficientes para levantar um prédio de dez andares.
• O MAC tem 16 metros de altura, sua cúpula tem diâmetro de 50 metros e é composta por três pavimentos.
• A praça do MAC tem 2,4 mil metros de área livre. Já o espelho d’água, localizado próximo à base cilíndrica, mede mil metros quadrados. O salão de exposições tem 1,1 mil metros quadrados e o auditório, localizado no subsolo, tem capacidade para 60 pessoas.
• O piso interno do MAC é todo de carpete azul. Já na rampa de acesso, que tem 200 metros de extensão, o piso é todo pintado na cor vermelho rubi.
• A cúpula do MAC recebeu tratamento térmico e impermeabilizante com material altamente resistente e utilizado para proteção dos foguetes da Nasa. Esse material tem capacidade de sofrer uma variação térmica de menos 50 graus, chegando até 250 graus.
http://www.nippobrasil.com.br/3.turismo.br/517.shtml
Histórico
Em poucas palavras o arquiteto Oscar Niemeyer (1907 - 2012) resume o seu projeto para o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói): "O terreno era estreito, cercado pelo mar e a solução aconteceu naturalmente, tendo como ponto de partida o apoio central inevitável. Dele, a arquitetura ocorreu espontânea como uma flor. A vista para o mar era belíssima e cabia aproveitá-la. E suspendi o edifício e sob ele o panorama se estendeu mais rico ainda. Defini então o perfil do museu. Uma linha que nasce do chão e sem interrupção cresce e se desdobra, sensual, até a cobertura. A forma do prédio, que sempre imaginei circular, se fixou e, no seu interior me detive apaixonado. À volta do museu criei uma galeria aberta para o mar, repetindo-a no segundo pavimento, como um mezanino debruçado sobre o grande salão de exposições".