relatorio do metodo do SPEEDY
Este método consiste na reação da água com o carbureto de cálcio (CaC2) que reage com a água existente na amostra produzindo gás acetileno. Como a amostra se encontra num recipiente hermeticamente fechado, a formação de gás acetileno provocará aumento na pressão interna do recipiente, sendo indicada no manômetro que fica na tampa do aparelho. No laboratório fizemos dois exemplos:
1º exemplo:
Primeiramente nesse método precisaremos do aparelho Speedy, logo em seguida precisasse pesar um valor exato de solo úmido. Nesse primeiro exemplo pesamos 10 gramas de solo. Colocamos esse solo na garrafa do Speedy, em seguida colocamos duas esferas de aço, utilizada para quebrar a ampola de carbureto de sódio, que colocamos após. Assim, fechamos o aparelho e agitamos repetidas vezes até quebrar a ampola, após esperamos alguns segundos até o manômetro indicar a pressão exata, assim foi indicada uma pressão de 0,2 logo o teor de umidade desse exemplo é 2%.
2º exemplo:
Fizemos o mesmo procedimento anterior, com a mesma pesagem (10 gramas), só que desta vez o manômetro indicou uma pressão de 0,65 nos dando o teor de umidade de 6,5%.
DETERMINAÇÃO DO LIMITE DE LIQUIDEZ DE UMA AMOSTRA DE SOLO UTILIZANDO O APARELHO DE CASAGRANDE
A determinação do limite de liquidez (LL) é feita pelo aparelho de CASAGRANDE (que consiste em um prato de latão, em forma de concha, sobre um suporte de ebonite e um cinzel (um modelo para cada tipo de solo); o procedimento consiste nas seguintes etapas:
Fizemos 5 amostra, todas de 200g, e com volumes de água entre 20ml e 40ml.
1ª Etapa: colocar cerca de 200 g do material passado na cápsula. Adicionar água aos poucos, amassando e revolvendo com o auxílio da espátula de forma a se obter uma mistura homogênea com consistência.
2ª Etapa: transferir parte da massa para a concha do aparelho.
3ª Etapa: com o emprego do cinzel, dividir a massa do solo em duas partes iguais abrindo-se uma canelura no centro,