RELAT RIO DE MECANICA DOS SOLOS
NAYARDILA BEATRIZ FERNANDES
ALLAN COSTA GOMES
Fortaleza - 2015
01 – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A determinação do teor de umidade é um fator bastante importante na construção civil, por meio dessa determinação pode-se identificar a quantidade exata de água necessária para obter uma melhor compactação do solo, bem como se o teor de umidade está na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo. Todo esse processo é necessário, considerando que é sobre o solo que as estruturas das obras são apoiadas. Essa determinação pode ser feita através de vários métodos, mas nesses relatório abordaremos os métodos Speedy e estufa. A maneira de efetuar a secagem completa é a principal distinção entre os processos para a determinação da umidade.
A determinação do teor de umidade de uma amostra de solo é definhada pela relação entre a massa de água contida em uma amostra de solo dividido pela massa de solo seco, sendo expressa em quilogramas de água por quilogramas de solo, ou multiplicando-se por 100, tem-se a porcentagem de umidade.
02 – OBJETIVOS
Esse relatório tem como objetivo descrever os métodos utilizados para a determinação do teor de umidade e colocar em prática o que foi aprendido.
03 – APARELHAGEM
Durante a prática em laboratório, utilizamos os seguintes aparelhos:
- Método Speedy:
Conjunto Speedy (Ampolas de Carbureto de Cálcio, speedy com manômetro, esferas de aço e balança).
- Método Estufa:
1-Balança de precisão 2-Recipiente da amostra 3-Estufa
04 – PROCEDIMENTOS
- Método Speedy
Inicialmente pesando o recipiente, e anotamos os seus pesos. De acordo com a tabela existente no conjunto de speedy, vamos usar como referência 10g de amostra dentro da garrafa, em seguida introduziu-se as esferas de aço seguidas das ampolas de carbureto de cálcio. Depois foi fechada a garrafa, agitado repetidamente para quebrar as ampolas, percebeu-se a quebra pelo