Calculo
Campi São José do Rio Preto – SP | J.K
RELATÓRIO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA
Queda Livre
Discentes:
Mariana Daroz RA: B6146J-0
Docente:
Elio Idalgo
EC2R-EA2P-EP2P
Outubro de 2013
RESUMO
Apresentamos um método para medir uma grandeza física simples: o valor da aceleração da gravidade (g). Esse método consiste em medir, de maneira automatizada, o tempo de queda-livre de uma esfera de aço que vai de alturas variadas. O uso de lançamento remoto da esfera e sensores nas medidas, nos permite obter um resultado mais preciso e confiável para o valor da gravidade (g) comparado ao método manual de lançamento e medida do tempo.
OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo principal, medir as posições ocupadas por um móvel, em queda livre, em função do tempo, e determinar a aceleração da gravidade do mesmo.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Queda livre é o movimento resultante da aceleração provocada pela gravidade, ou seja, é uma particularidade do movimento uniformemente variado. Trata-se de um movimento acelerado. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, que é representado pela letra (g) e é variável para cada ponto da superfície da terra. Desprezando a resistência do ar a aceleração da gravidade tem o valor aproximadamente igual a 9,8 m/s².
O movimento de queda livre foi estudado primeiramente por Aristóteles ele afirmava que se duas pedras caíssem de uma mesma altura, a mais pesada atingiria o solo primeiro. Séculos mais tarde, um famoso físico e astrônomo italiano chamado Galileu Galilei, introduziu o método experimental e acabou por descobrir que o que Aristóteles havia dito não se verificava na prática. Quando Galileu realizou o experimento na Torre de Pisa e fez a confirmação de que Aristóteles estava errado, ele percebeu que existia a ação de uma força que retardava o movimento do corpo. Assim sendo, ele