Calculo
A história do cálculo encaixa-se em vários períodos distintos, de forma notável nas eras antiga, medieval e moderna.
Antiguidade[ HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=C%C3%A1lculo&veaction=edit&vesection=2" \o "Editar secção: Antiguidade" editar | editar código-fonte]
De acordo com Gauss, Arquimedes, o maior matemático da antiguidade, já apresentava ideias relacionadas ao Cálculo dois séculos antes de Cristo.
Na Antiguidade, foram introduzidas algumas ideias do cálculo integral, embora não tenha havido um desenvolvimento dessas ideias de forma rigorosa e sistemática. A função básica do cálculo integral, calcular volumes e áreas, pode ser remontada ao Papiro Egípcio de Moscou (1850 A.C.), no qual um egípcio trabalhou o volume de um HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Tronco_de_bases_paralelas" \o "Tronco de bases paralelas" frustum piramidal. HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Eudoxo_de_Cnido" \o "Eudoxo de Cnido" Eudoxo de Cnido, ou Eudoxus, (408-355 a.C.) usou o método da exaustão para calcular áreas e volumes. Arquimedes (287-212 a.C.) levou essa ideia além, inventando a heurística, que se aproxima do cálculo integral. O método da exaustão foi redescoberto na China por Liu Hui no século III, que o usou para encontrar a área do círculo. O método também foi usado por Zu Chongzhi século V, para achar o volume de uma esfera.
Idade Média[ HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=C%C3%A1lculo&veaction=edit&vesection=3" \o "Editar secção: Idade Média" editar | editar código-fonte]
Na Idade Média, o matemático indiano HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Aryabhata" \o "Aryabhata" Aryabhata usou a noção infinitesimal em 499 d.C. expressando-a em um problema de HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Astronomia" \o "Astronomia"