Calculo
Houveram inúmeras contribuições de matemáticos no nascimento e desenvolvimento do calculo. Muitos deles utilizam os conceitos de calculo que ainda eram desconhecidos, de forma imprecisa ou não rigorosa, no intuito de solucionar problemas de diversas áreas, como a física e a matemática, como por exemplo, Cavalieri, Barrow, Fermat e Kleper. Neste tempo ainda não havia uma sistematização, no sentido de uma construção logicamente estruturada.
No meado do século XVII dois grandes problemas chamavam a atenção de Newton e Leibiniz:
“em primeiro lugar, o problema das tangentes: determinar as retas tangentes a uma curva dada, o problema fundamental do calculo diferencial. Em segundo lugar, o problema da quadratura, determinar a área dentro de uma curva dada, o problema fundamental do calculo de integral.” (COURANT, 2000, p. 481).
A derivada e a integral são princípios básicos do Cálculo Diferencial e Integral. Do ponto de vista geométrico, a derivada está relacionada ao problema de traçar a tangente a uma curva enquanto que a problemática da integral é determinar a área de certas figuras planas, possuindo diversas interpretações possíveis.
ISAAC NEWTON
Nascido em 1642, em Woolsthorpe, na Inglaterra. Ingressou na Universidade de Cambridge em 1661, o seu objetivo inicial era se formar em direito, assim estudou a filosofia de Aristóteles, Descartes, Gassendi e Boyle. O talaento de Newton emergiu com a chegada de Isaac Barrow para a cadeira lucasiana de matemática em Cambridge. Logo depois de formado voltou para sua terra natal, onde permaneceu pouco mais de dois anos, fugindo da peste negra que infestou a Europa dos séculos XIV ao XVII. Segundo o próprio Newton, esse foi o período mais proveitoso de sua vida. Nessa época, ele criou o cálculo infinitesimal, descobriu a natureza da luz branca e formulou a lei da gravitação universal. Tendo uma vida científica brilhante e sendo considerado atualmente por muitos, como um dos maiores cientistas de todos os