Relatório Ensaio de Proctor
Este relatório tem por objetivo apresentar o resultado do ensaio de Compactação do Solo realizado no dia 15 de outubro de 2013, executado pelos alunos José Alexandre, José Mateus, Maria Eduarda, Maria Genilda e Meridiane com a coordenação da Professora Krystal Notaro e do monitor da disciplina Heitor, no Laboratório de Mecânica dos Solos da FACEG. Este método descreve o procedimento para a compactação dos solos, sendo este um processo manual ou mecânico na qual visa reduzir os vazios do solo, aumentar o contato entre os grãos e tornar o solo a ser trabalhado mais homogêneo, melhorando as suas características de resistência, deformidade e permeabilidade.
O ensaio de compactação tem basicamente dois objetivos:
Determinar a umidade ótima do solo, para uma dada energia de compactação;
Determinar o peso específico aparente seco máximo associada a umidade ótima.
INTRODUÇÃO
Grau de compacidade de um solo está diretamente relacionado ao seu adensamento, ao qual a partir deste remete a resistência a que o solo necessita. Para cada tipo de solo e para cada esforço de compactação existe uma determinada umidade, denominada umidade ótima de compactação, na qual ocorrem as condições em que se pode obter o melhor adensamento, ou seja, a maior massa específica seca. Nesta condição, o solo também apresenta menor porosidade, caracterizando assim um material mais durável e mais resistente mecanicamente. A compactação é um método de estabilização de solos que se dá por aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica), aumentando assim mecanicamente a densidade do solo.
A umidade ótima de compactação é determinada em laboratório através da medida da massa específica do solo em diferentes umidades, quando este é compactado em um determinado molde (cilindro de Proctor). As massas