PROCTOR
Este relatório apresenta os resultados dos ensaios de PROCTOR NORMAL feito em laboratório e FRASCO DE ÁREA feito em campo, realizado na Faculdade Pitágoras de Londrina – PR.
Compactação PROCTOR é um dos mais importantes procedimentos de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado. A compactação é um método de estabilização de solos que se dá por aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica). Seu efeito confere ao solo um aumento de seu peso específico e resistência ao cisalhamento, e uma diminuição do índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade.
Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia. O ensaio mais comum é o de PROCTOR (Normal, Intermediário ou Modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra, este ensaio foi padronizado no Brasil pela ABNT (NBR 7.182/86). 2. OBJETIVO Demonstrar os métodos adotados na execução do ensaio em laboratório de um solo existente na Faculdade Pitágoras, na Aula de Mecânica dos Solos II, proceder com a realização do ensaio de compactação tipo PROCTOR NORMAL, com a reutilização do solo, para a obtenção de sua curva de compactação obtendo o solo que apresente um comportamento mecânico adequado e estável. Desta forma verificar em campo através do método de FRASCO DE AREIA.
3. MÉTODOS QUE PODEM SER DESENVOLVIDOS.
A norma prescreve o método para determinar a relação entre o teor de umidade e a massa especifica aparente seca de solos compactados, de acordo com os processos especificados.
4. MATERIAIS E PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS
1. Amostra de solo coletada em campo e que não haja torrões maiores que 4,8 mm;
2. Balança;
3. Estufa capaz temperatura 105 º c e 110º c;
4. Espátulas de lamina flexível;
5. Cilindro metálico pequeno (