Compactação dos solos
INTRODUÇÃO
A compactação é um método de estabilização de solos que se dá por aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica). Seu efeito confere ao solo um aumento de seu peso específico e resistência ao cisalhamento, e uma diminuição do índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade. Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia. O ensaio mais comum é o de Proctor (Normal, Intermediário ou Modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra. Ao realizar-se a compactação de um solo, em laboratório, sob diferentes condições de umidade e para uma determinada energia de compactação, obtém-se uma curva de variação dos pesos específicos aparentes secos (γd) em função do teor de umidade (w). Esta curva é chamada de curva de compactação.
MATERIAL E MÉTODOS
O experimento foi realizado no Laboratório de Mecânica dos Solos do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. O objetivo deste relatório consiste em proceder a realização do ensaio de compactação do solo sob diferentes condições de umidade, para a obtenção da curva de compactação que consiste na variação dos pesos específicos aparentes secos em função do teor de umidade.
Foram necessários os seguintes materiais:
I. Cilindro Metálico Pequeno (D= 10,05 cm L=12,7 cm);
II. Soquete 2,5 kg;
III. Extrator de amostras;
IV. Cápsulas para determinação de umidade;
V. Estufa;
VI. Balança;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O ensaio normal de compactação utiliza um cilindro metálico de volume 1011,42 cm³, onde compacta-se uma amostra de solo em três camadas, cada uma delas por meio de 26 golpes de um soquete com peso de 2,5 kg, caindo de