Compactaçao dos solos
Compactação dos Solos
Introdução 4
1-Equipamentos de compactação 6
2-Controle de compactação 8
2.1-Determinação do teor em água 9
2.2-Determinação do peso volúmico seco 11
3-Procedimento para Compactação 15
3.1-Energia de Compactação 15
Referências Bibliograficas 16
Introdução
A compactação consiste no processo mecânico que, através de uma aplicação repetida e rápida de cargas ao solo, conduz a uma diminuição do seu volume, e portanto, a uma diminuição do índice de vazios e a um aumento do peso volúmico seco. Esta redução de volume é resultado, sobretudo, da expulsão de ar dos vazios do solo, não ocorrendo significativa alteração do teor em água nem alteração do volume das partículas sólidas durante a compactação.
Algumas definições:
Volume total: V Vs Vv Vs Vw Va (1)
(Vs , Vv , Vw e Va são, respectivamente, o volume das partículas sólidas, o volume dos vazios, o volume da água e o volume do ar)
Índice de vazios: e Vv (2)
Vs
Grau de saturação: Sr% Vw100 (Vw é o volume da água) (3)
Vv
Teor em água: w% Ww100 (Ww é o peso da água e Ws é o peso das sólidas) W s (4)
Peso volúmico aparente seco: d Ws (V é o volume total) (5)
V
Por outro lado, a compactação provoca um aumento do grau de saturação visto que o volume de vazios sofre uma diminuição por expulsão do ar. Contudo a expulsão de todo o ar, não é possível, verificando-se que fica sempre algum ar aprisionado entre os grãos de solo.
Com este processo a área de contacto das partículas sólidas aumenta, aumentando assim a resistência do solo e diminuindo a sua deformabilidade. Além disso, o solo ficando num estado mais denso dificultará a passagem da água, ou seja, torna-se menos permeável.
1-Equipamentos de compactação
Em campo, a energia de compactação pode ser