Relatório Teor de umidade Speedy e estufa
1. Introdução
O teor de umidade é a relação entre a massa de água presente em um certo volume de solo e a massa das partículas sólidas, no mesmo volume, expressa em porcentagens. Mais lembrando que o teor de umidade de um solo, embora expressado como tal, não é uma porcentagem. Imagine uma amostra seca a qual vai se adicionando porções de água, a massa de água aumenta, mais a massa das partículas do solo continua constante. O teor de umidade dos solos pode ser determinado através de alguns métodos, entre eles:
Secagem em estufa, speedy e método expedito do álcool. O teor de umidade do solo pode antecipar questões na construção civil tais como: probabilidade de infiltrações por capilaridade, umidade no exterior e interior da construção e etc. O teor de umidade também influencia diretamente na compactação do solo, que é o processo manual ou mecânico que visa reduzir o volume de vazios do solo, melhorando as suas características de resistência, deformabilidade e permeabilidade. Sendo de extrema importância para a construção civil.
“Em 1933, o engenheiro Ralph Proctor apresentou seus estudos demonstrando um dos mais importantes princípios da Mecânica dos Solos: a densidade com que um solo é compactado sob uma determinada energia de compactação depende da umidade do solo no momento da compactação”. (Ralph Proctor, 1933)
2. Método Estufa
2.1 Introdução ao Método Estufa
O método de secagem em estufa tem como referência a NBR 6457, a amostra é mantida com temperatura entre 105 °C e 110 °C, até que apresente peso constante, o que significa que ela perdeu a sua água por evaporação.
3. Materiais e Métodos
3.1 Materiais padrão
A aparelhagem padrão especificada compõe-se dos seguintes:
a) Balanças que permitam pesar 200 g, 1,5 kg e 5 kg, com resoluções de 0,01g, 0,1g e 0,5g respectivamente, e sensibilidades compatíveis;
b) Estufa capaz de manter temperatura entre