MÉTODO SPEEDY_MECÂNICA DOS SOLOS

627 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS

MÉTODO SPEEDY E FOGAREIRO

JORDANA LETÍCIA SANTOS DO NASCIMENTO

Aracaju
Setembro de 2013.
JORDANA LETÍCIA SANTOS DO NASCIMENTO

MÉTODO SPEEDY E FOGAREIRO

Relatório designado como avaliação parcial da 1º Unidade, da Disciplina de Mecânica dos Solos, ministrada pela profª. Luah Walsh, 2013.2.

Aracaju
Setembro de 2013.
MÉTODO SPEEDY

INTRODUÇÃO
O método Speedy, consiste em obter a determinação da umidade do agregado miúdo. Em especial nesse relatório tem-se como referência a argila. A umidade é determinada por este processo, considerando a pressão do gás resultante da reação da água contida na amostra com o carbureto de cálcio que se introduz no aparelho. Esse método é aplicável somente para solos que não contenham pedregulho, ou agregado, e é apropriado somente para o controle de compactação de solos e umidade higroscópica, solo-cimento e misturas estabilizadas, de granulometria fina.

MATERIAIS

-Argila
-Conjunto Speedy;
-Ampolas de carbureto de cálcio;

Amostra
10 gramas de argila
2 ampolas de Carbureto de Cálcio

MÉTODO

Amostra de argila é colocada na câmara do aparelho Speedy. Logo, introduz duas esferas de aço em seguida duas ampolas de carbureto de cálcio, sem deixar quebrar a ampola de carbureto de cálcio.
Fechar o aparelho, agitar repetidas vezes para quebrar a ampola, o que se verifica ter ocorrido pelo surgimento da pressão e com isso é notório o aquecimento do aparelho.

CÁLCULOS Temperatura deve variar de 20º a 30º C durante o ensaio;
Peso da amostra ensaiada de 10g;
Pressão atingida no aparelho speedy de 1,5 kg/cm²;
De acordo com a tabela presente na aula prática a pressão de 1,5 kg/cm² corresponde a uma massa de leitura 17,6. A partir dessa leitura podemos calcular a porcentagem do teor de umidade do agregado.

Relacionados