Diabetes Fisiologia
Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina ou de a insulina não conseguir execer sua função. O Pâncreas órgão responsável pela produção deste hormônio, tem função de aumentar a permeabilidade da membrana plasmática à glicose.
A insulina também estimula as células musculares e hepáticas a transformar a pequena na grande molécula de glicogênio, estimulando, assim, a lipogênese.
Há dois tipos de diabetes, o tipo 1, que o portador é dependente de insulina. O pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. Os mais acometidos por este tipo são crianças e adolescentes. No diabetes tipo 2 existe uma combinação de dois fatores - a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
E também há o Diabetes Gestacional que é o aumento da resistência à ação da insulina na gestação, levando aos aumento nos níveis de glicose no sangue diagnosticado pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto.
As principais características do diabetes são a hiperglicemia e glicosúria (presença de açúcar na urina).
Os sintomas mais frequentes é, muita sede, apetite exagerado, perda de peso, frequência em urinar, coceiras e doenças na pele, etc.
É importante que o diabético sempre controle sua alimentação, pois agindo assim, conseguirá levar uma vida com menos riscos de ser acometido pelas complicações tão comuns aos portadores de diabetes.
Causas da doença.
A causa do diabetes tipo 1 é que o pâncreas não produz insulina em