comparacao de metodos speedy x estufa
Gessica villas boas dos Passos Braga1, Mariana de Jesus Souza Ribeiro1, Paula Mayara
Martins Ferreira1, Rafaela Oliveira Guimarães1, Thiago Lopes dos Santos1, Paulo Márcio
Fernandes Viana2
1
Voluntário PVIC/UEG, graduandos do Curso de Engenharia, UnUCET Anápolis- UEG.
2
Orientador, docente do Curso de Engenharia, UnUCET Anápolis – UEG.
RESUMO
O controle de compactação de aterros é realizado mediante a determinação em campo
de parâmetros/índices físicos do solo, tais como, densidade e teor de umidade. A determinação correta do teor de umidade é de fundamental importância para garantir a perfeita funcionalidade do aterro para resistir às solicitações definidas em projeto. O teor de umidade pode ser determinado através de diversos métodos tais como estufa, speedy, microondas, frigideira, álcool e pelo método nuclear. Neste artigo serão enfocados os métodos da estufa, speedy, microondas e álcool. O principal objetivo deste artigo é comparar os métodos de determinação de umidade baseado na análise de cada método utilizado e nos resultados obtidos através de experimentos em laboratório para a determinação de umidades de diferentes tipos de solo.
Palavras-chave: umidade, métodos de determinação, ensaios de laboratório.
Introdução
O teor de umidade é a relação entre a massa de água e a massa de sólidos presentes na amostra em questão (Nogueira, 1988):
w=
Mw x100% .
Ms
(1)
O teor de umidade pode ser determinado através de diversos métodos tais como estufa, speedy, microondas, frigideira, álcool e pelo método nuclear. Neste projeto serão enfocados os métodos da estufa, speedy, microondas e álcool, pois o método da frigideira carece de
1
especificação normativa e o nuclear de certificação específica que ainda não foi adquirida pelo curso.
O método da estufa consiste na secagem de uma amostra de solo em uma estufa de laboratório, aferindo-se a massa da amostra antes e depois da secagem (DNER-ME 213/94).
O