Relat Riomecanicadossolos 2
626 palavras
3 páginas
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZUNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Curso de Engenharia Civil
DETERMINAÇÃO DA UMIDADE DO SOLO
Cibelly Cavalcante
Francisco das Chagas
Nicole Murta
Fortaleza – 2014
Cibelly Cavalcante
Francisco das Chagas
Nicole Murta
DETERMINAÇÃO DA UMIDADE DO SOLO
Trabalho apresentado ao Professor Daniel Bezerra da disciplina Mecânica dos Solos I do Curso de Engenharia Civil do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza.
Fortaleza – 2014
1. Considerações Iniciais
A umidade do solo influencia diretamente o volume de água nele armazenado, bem como a sua resistência e a compactação, entre outros fatores. Logo é de grande importância o conhecimento da umidade do solo antes de qualquer ação no mesmo.
O método da estufa (padrão) é o mais utilizado na determinação do conteúdo de água do solo, e o mais indicado por conta do seu alto nível de precisão e relativa fácil aplicabilidade; relativa, pois uma desvantagem é o fato deste ensaio não poder ser feito em campo, pois é preciso uma estufa elétrica e os resultados são obtidos, em pelo menos um dia após, a amostra ser colocada na estufa. E também utilizamos outro método, o método do “Speedy”, que é um aparelho patenteado a nível mundial e que se destina à determinação rápida do teor de umidade e já incorporada à tecnologia brasileira, esse método é aplicável somente para solos que não contenham pedregulho, ou agregado.
2. Objetivos
Determinar o teor de umidade de solos pelo emprego do aparelho “Speedy”. O método é aplicável somente para solos que não contenham pedregulho, ou agregado, e é apropriado somente para o controle de compactação de solos, solo-cimento e misturas estabilizadas, de granulometria fina.
3. Aparelhagem
– Estufa (temperatura entre 105°C e 110°C);
– Balanças (elétrica), para 1 kg, sensível a 0,1g;
– Cápsulas metálicas;
– 2