5 TEOR UMIDADE
TEOR DE UMIDADE
Definimos teor de umidade (h) de uma amostra de solo como a razão entre o peso da água (Pa) contida em um certo volume de solo e o peso da parte sólida (Ps) existente nesse mesmo volume, expressa em porcentagem. A nomenclatura internacional utiliza o símbolo w. h = w = 100 Pa / Ps = 100 Ma / Ms (%)
Teores de umidade devem ser expressos com aproximação de pelo menos 0,1%, exceto quando definem limites de consistência.
O teor de umidade de um solo, embora expresso como tal, não é uma porcentagem.
Imagine uma amostra seca, à qual vão adicionadas porções de água. O peso da água aumenta, mas o peso das partículas sólidas é constante. Portanto o limite inferior para a umidade de um solo é zero (0 %), mas não há limite superior para este índice.
Teor de umidade higroscópica de um solo é o teor de umidade do solo, após destorroamento e secagem prévia ao ar livre, de modo a não apresentar água livre ou capilar (M1–61 DER/SP). As águas de constituição e adesiva não compõem o teor de umidade higroscópica de um solo.
Conhecido o teor de umidade de um solo, pode ser calculado o fator de correção de umidade (fc), também chamado fator de conversão, que ao ser multiplicado pelo peso de uma amostra com esse teor de umidade fornece o peso que tal amostra teria se estivesse seca.
(Talvez seja a aplicação mais freqüentemente usada em toda a geotecnia.). fc = 100 / (100 + h)
Nesta seção serão apresentados métodos e processos para a determinação do teor de umidade de um solo.
O método mais utilizado para determinar a umidade consiste em:
a)
b)
c)
d)
e)
Determinar o peso total (Pt) da amostra;
Secar completamente a amostra;
Determinar o peso da amostra seca (Ps);
Por diferença, obter o peso original da água (Pa = Pt – Ps) na amostra;
Calcular o teor de umidade h = 100 Pa / Ps.
A maneira de efetuar a secagem completa distingue os processos práticos que seguem este método: estufa, banho de areia, álcool etílico.
Alguns teores de umidade tem importância