Speedy
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVO 3
3. MATERIAIS E MÉTODOS 4
3.1 Materiais e Equipamentos 4
3.2 Procedimentos de Ensaio Speedy 4
3.3 Procedimentos de Ensaio Estufa 4
4. RESULTADOS 5
4.1 Discussão dos Resultados 6
5. CONCLUSÃO 7
6. ANEXOS 8
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
Segundo Marcos (2011), o solo é um material de construção natural, produzido ao longo dos tempos, que se apresenta sob diversas formas. Do ponto de vista puramente técnico, aplica-se o termo solo a materiais da crosta terrestre que servem de suporte à construção.
Tais materiais reagem sob as fundações, barragens, estradas e sofrem deformações, influenciando as obras segundo suas propriedades e seu comportamento. Aí nasce a importância das análises, sendo uma delas a determinação do teor de umidade.
A determinação do teor de umidade existente na amostra de solo pode ser definida de varias formas, porém neste estudo iremos usar os seguintes métodos: Estufa Padrão e Speedy Test. Por meio dessa determinação pode-se identificar a quantidade exata de água necessária para obter uma melhor compactação do solo, bem como se o teor de umidade está na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo, também é importante para a determinação de outros índices físicos: limite de liquidez e limite de plasticidade. Todo esse processo é necessário, considerando que é sobre o solo que as estruturas das obras são apoiadas.
O solo utilizado no método foi coletado no Bairro: São Luiz Gonzaga, Cachoeiro de Itapemirim-ES.
2. OBJETIVO
O objetivo do ensaio é determinar a porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de solo pelo método da speedy e de estufa e comparar os resultados obtidos por ambos.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais e Equipamentos
Balança com resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio;
Kit do método Speedy;
Almofariz e espátula;
Estufa.
3.2 Procedimentos de Ensaio Speedy
Para o estudo de