Teor de humidade Speedy
Foi realizado no laboratório da Faculdade Pitágoras de Ipatinga um experimento para obter através do método Speedy o teor de umidade de solos. Sabendo-se que esse método só é utilizado para solos que não contenham pedregulhos ou agregados.
Foram usados os seguintes aparelhos:
Conjunto Speedy completo e ampolas com cerca de 6,5g de carbureto de cálcio.
Objetivo
Determinar a umidade do agregado miúdo de acordo com normas estabelecidas. Através do método Speedy. A umidade é determinada considerando a pressão do gás resultante da reação da água contida na amostra com o carbureto de cálcio que se introduz no aparelho.
Desenvolvimento
O método Speedy foi realizado da seguinte maneira:
. ENSAIO:
Pesar a amostra e colocar na câmara do aparelho;
Introduzir na câmara duas esferas de aço, seguidas da ampola de carbureto de cálcio, deixando-a deslizar com cuidado pelas paredes da câmara, para que não se quebre;
Fechar o aparelho, agita-lo repetidas vezes para quebrar a ampola, o que se verifica pelo surgimento de pressão assinalada no manômetro.
Ler a pressão manométrica após esta se apresentar constante, o que indica que toda a água presente na amostra reagiu com o carbureto.
Entra-se na tabela de aferição própria do aparelho com a leitura manométrica e o peso da amostra utilizada no ensaio, obtendo a percentagem de umidade em relação à amostra total úmida [h1].
Resultados obtidos:
Ensaio
Material(g)
Pressão kg/cm
H%
1°
5
0
0
2°
10
0
0
3°
20
0,45
2,354
4°
20
0,45
2,354
Conclusão
Conclui-se então que determinados testes são de extrema importância para a averiguação e maior conhecimento do solo em que se pretende trabalhar, para que não haja erros procedimentais onde os mesmos podem colaborar de maneira negativa para a