Arquitetura Social
Função social da arquitetura e do arquiteto
• A função social consiste na prevalência do interesse público frente ao interesse privado em alguns momentos da prática de uma atividade. A arte, a ciência ou a arquitetura estarão cumprindo sua função social quando sua prática gerar resultados que contribuam para a construção do bem comum, também. • “ Arquitetura social é aquela que se situa acima do nível individualista”.
-Arquiteto Richard Neutra
O direito de viver em espaços saudáveis e adequados às diversas atividades humanas é um dos pilares fundamentais de todo Estado civilizado, assim como são o acesso à saúde, educação, emprego, lazer e segurança.
“A arquitetura é um discurso sobre a vida, materializado em espaços e recintos de proporções harmônicas, que produzam beleza, onde a luz adentre de maneira sábia, propiciando o convívio. A função social de um arquiteto é fazer boa arquitetura, adequada á realidade socioambiental onde ela está sendo construída. Como ser social, o arquiteto deve inserir-se em uma ideologia que mais o inspire e lutar socialmente por ela.”
-Ciro Pirondi
“A cidade deve constituir uma estrutura de amparo à vida, levando em conta suas várias dimensões: habitação, comércio, serviços, transporte, lazer e trabalho. A arquitetura, modificadora do espaço e da paisagem, deve atender social e esteticamente as necessidades humanas.”
-Paulo Mendes da Rocha
“Não é possível eliminar da arquitetura o problema da função social: constrói-se para a vida. Mas é preciso distinguir entre função e finalidade: a arquitetura pode ter uma função social sem com isso se propor especificamente a realização de uma reforma na sociedade.”
-Giulio Carlo Argan
Os arquitetos e urbanistas são profissionais treinados para solucionar problemas de espaço.
Esta capacidade faz do arquiteto um instrumento útil na transformação da realidade, em busca do direito ao habitat de boa qualidade