Teor De Umidade Do Agregado Miúdo - NBR 9775
Departamento de Engenharia Civil
MACO I:
ENG 1071 B04
Teor De Umidade Do Agregado Miúdo - NBR 9775
Goiânia, Setembro de 2014
1 - INTRODUÇÃO
Umidade é a água aderente na superfície dos grãos do agregado. Esta água deve ser medida para corrigir a quantidade de areia no traço e descontar da água de amassamento assim confirma a relação água/cimento com exatidão do concreto ou argamassa.
2 – OBJETIVO
O objetivo desse experimento, relatado na NBR 9775, é a determinação da umidade superficial em agregados miúdos por meio do Frasco de Chapman. Procedimento realizado com auxílio de vários materiais, em laboratório devidamente equipado.
3 – PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.1 – MATERIAIS
- 200cm3 de água
- 500g de agregado miúdo úmido
3.2 – EQUIPAMENTOS
- Balança de precisão
-Bastão de vidro
-Funil
-Recipiente metálico para o agregado
-Frasco de Chapman
-Espátula
3.2 – MÉTODOS
Colocam-se os 200cm3 de água no frasco de Chapman e o deixa em repouso por alguns instantes, de modo que a água seja aderida ao recipiente. Após o repouso, introduzem-se, cuidadosamente e pausadamente, as 500g do agregado. Sempre agitando a cada introdução do agregado para que haja homogeneidade. Tendo realizado a introdução de todo o agregado ao frasco com água, deve-se deixá-lo em repouso por 5 minutos e então se mede a altura final que o líquido alcança no frasco. Obtendo o valor, calcula-se a massa específica e por fim a umidade superficial.
4- Resultados e discussões
No experimento em análise visamos determinar a massa específica da areia, através do método do frasco de Chapman que é especificado pela norma NBR-9776, assim utilizamos a fórmula abaixo:
Onde: ρ = Massa específica da areia
M = Massa da areia
L1 = Volume de água
L2 = Volume da mistura (água e areia)
Com a realização do experimento obtemos os seguintes valores:
M = 500g de areia fina
L1 = 200 cm3 de água
L2 =